Você não precisa de muito para começar a fazer crochê

A imagem mostra uma foto com várias agulhas de crochê apoiadas em cima de uma mesa, junto a um bolo de lã

É muito comum quando queremos iniciar uma atividade, arrumar desculpas e empecilhos para que essa atividade não seja feita. Com o crochê não é diferente. Vejo muitas pessoas criando justificativas para o motivo de não terem começado no crochê ainda. "Queria muito aprender a fazer crochê, mas não tenho dinheiro pra agulha tal, da marca tal, e disseram que as outras não são boas". "Queria muito aprender a fazer crochê, mas não tenho tempo". "Queria muito aprender a fazer crochê, mas o material é caro". "Queria muito aprender a fazer crochê, mas não sou boa com isso" "Queria muito aprender a fazer crochê, até achei um kit de iniciante na internet, mas não tenho dinheiro". Queria muito, mas... mas... mas... 

Todas essas justificativas são empecilhos que colocamos, mas aí vai uma resposta: eles não são reais. Muitas vezes quando vamos começar uma nova atividade, temos medo. Medo porque não sabemos como vai ser, se vamos ou não aprender, se vai ou não ficar bom, medo de não saber como é. É natural da nossa espécie ter medo do desconhecido. É assim que sobrevivemos, é assim que as outras espécies também sobrevivem. Mas isso não precisa te impedir de aprender crochê (ou qualquer outra arte, mas aqui vamos falar de crochê). Porque temos medo, criamos essas justificativas. E criamos pra não encarar esse medo. Mas não deixe que isso te impeça, tente assim mesmo!

Você não precisa de muito pra começar no crochê. Ignore todos os posts com dicas de kits imensos de como começar no crochê. Tudo que você precisa é um novelo de linha e uma agulha. Não precisa ser a melhor agulha, eu comecei com uma daquelas simples, de alumínio, sem cabo. Custou 3 reais no armarinho da cidade. Comprei um novelo de lã da Mollet da Círculo, de 40g, que também custou 3 reais na época. O tamanho nem era apropriado para agulha que eu tinha, mas fiz crochê assim mesmo. Comecei com esses materiais. Outros materiais também são necessários, mas eu tenho certeza que você tem em casa: uma tesoura e agulha de costura (dá pra costurar com a própria agulha de crochê se você não tem, só demora mais tempo). É o suficiente pra começar. Todos os outros materiais são opcionais, podem ser substituídos com facilidade ou adquiridos ao longo do tempo. Você não precisa disso tudo para começar. Comece com uma linha e agulha, e se precisar esperar o próximo pagamento pra terminar uma peça, tudo bem! No início, é difícil ter muita variedade de linhas e cores pra fazer um projeto. Já aconteceu comigo.

Sobre tempo, essa é uma questão relativa. Muitas pessoas tem vidas realmente muito ocupadas. Mas você não precisa fazer horas e horas de crochê por dia (e nem é recomendado, dói a mão e pode causar lesões). Alguns minutos é o suficiente, mesmo que na semana. Não é possível que você não tem nem mesmo um dia de folga? Conheço pessoas que fazem crochê no ônibus, a caminho do trabalho. Eu fazia crochê na faculdade, quando comecei. Chamava muita atenção, mas era o tempo que eu tinha disponível. Não é preciso muito tempo, e se você é iniciante, o recomendado é que não se faça mesmo crochê por muitas horas. Seu corpo e suas mãos precisam se acostumar com o ritmo da nova atividade pra não prejudicar sua saúde. Pode levar um bom tempo pra concluir uma peça (eu levava semanas pra terminar um Amigurumi que hoje termino em 2 horas), mas não se preocupe com isso, o importante é o processo. A prática vai te possibilitar fazer crochê mais rápido. No início, todas nós demoramos. Faz parte do processo de aprendizado.

E falando em prática, temos também uma justificativa comum, que ouço muito: "eu não sou boa". Claro que não é, você não aprendeu a fazer crochê ainda *risos*. Sei que a ansiedade para fazermos peças maravilhosas cheia de detalhes e lindas como as do Instagram é grande, mas ninguém, preste atenção, ninguém começa fazendo essas peças. Todas nós começamos com peças tortas e com pontos discrepantes e às vezes com buracos no meio sem que a gente consiga identificar de imediato o que deu errado. Meu primeiro Amigurumi fiz com outro ponto. Minha primeira toalhinha não ficou plana. Minha primeira gola ficou mais estreita nas últimas carreiras. Mas eu não me preocupava muito com isso, me preocupava apenas em fazer a próxima peça. Esqueça os Amigurumis do Instagram e os seus próprios Amigurumis ou peças de crochê, apenas se concentre em fazer a próxima peça. Mesmo que essa não tenha ficado bom, mesmo que os pontos estejam ficando muito diferentes, faça a próxima peça. Tudo isso faz parte do processo de aprendizado e é o esperado em qualquer área que você se dedique a aprender. Ninguém é mestre no piano nas primeiras aulas. É preciso tempo, estudo e prática pra isso. E não existe prática melhor que fazer novas peças.

Por fim, sei que começar uma nova atividade é difícil. Também já passei por isso e passo muitas vezes, porque sempre estou aprendendo coisas novas. Muitas vezes queremos resultados imediatos e nem sempre é assim. Pensamos apenas no produto e não no processo e isso nos tira o foco e traz frustração. Se você quer aprender a fazer crochê, apenas comece. E continue. Não se sobre muito nem se preocupe muito com o resultado, essas coisas vem com o tempo. E lembre-se de se divertir no caminho. Fazer crochê é divertido. Aprender uma coisa nova é divertido. Tente manter isso em mente e siga em frente. Não deixe as cobranças te desanimarem.

Você não precisa de muito para começar a fazer crochê Você não precisa de muito para começar a fazer crochê Reviewed by Marina Menezes on fevereiro 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.