Como configurar sua lojinha do Ravelry passo a passo - Tutorial Ravelry #4

A imagem mostra a tela inicial do Ravelry, com a ilustração de um cachorro preto com focinho branco em um balão amarelo, segurando a bandeira LGBTQIA+. Junto com o cachorro temos uma ovelha voando em um balão azul, e uma lhama voando em um balão amarelo

Olá queridas e queridos! Hoje temos mais um post da série de tutoriais completos de como usar o Ravelry, e no no tutorial de hoje vou ensinar a vocês o passo a passo de como configurar sua lojinha do Ravelry, para que você possa vender suas receitas de crochê e conseguir um dinheirinho extra. Caso você ainda não esteja familiarizada com o Ravelry e ainda não sabe como usar, recomendo ler a parte #1 dessa série, onde eu ensino o passo a passo de como usar o Ravelry.

No tutorial de hoje vamos aprender a configurar a lojinha do Ravelry e também colocar receitas a venda no site, como uma forma fácil e rápida de disponibilizar suas receitas sem precisar de grandes investimentos para isso. 

Por que vender suas receitas no Ravelry?

A vantagem de vender suas receitas no Ravelry está no grande número de usuários do site, que trazem visibilidade para sua receita sem precisar de muito investimento em divulgação, além de ser um processo automatizado, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Assim, ao colocar suas receitas no site, você não precisa se preocupar em responder e-mails com as informações do produto, com o método de pagamento ou esperar a pessoa pagar pra enviar o arquivo: ela recebe tudo automaticamente no momento da compra, sem precisar de um intermediário para isso.

Outra vantagem importante desse modo de venda é que a criação de uma loja na plataforma é gratuita, você apenas paga taxas e outros valores se você vender mais que 30 dólares por mês (cerca de 155 reais em outubro de 2022). Caso ultrapasse esse valor, ainda tem a possibilidade de repassar o valor das taxas para o comprador, caso você queira. Além disso, você pode escolher a moeda em que vai ser vendida, tendo a possibilidade de disponibilizar receitas em real, em euro, dólar, entre outras, o que contribui para aumentar a renda, visto a diferença de valor das moedas.

Gostou das vantagens e resolveu criar sua loja por lá? Vem comigo que eu te conto o que você precisa!

Requisitos para começar a vender no Ravelry

⚠ Não pule essa parte!

Agora que você conhece as vantagens, é hora de saber o que você precisa pra criar sua loja por lá. Calma que é pouca coisa e nada muito complicado! A primeira coisa que você precisa para começar a vender no site é uma conta no Paypal. Para quem não sabe, o Paypal é um site de movimentação financeira internacional, que permite a você pagar e receber de pessoas em qualquer lugar do mundo, independente da moeda.

Criar uma conta no Paypal é gratuito e você não precisa fazer nenhum tipo de assinatura. Para criar sua conta você pode ler esse guia de como criar uma conta no Paypal. É fácil, rápido e seguro.

O segundo requisito para sua loja no Ravelry é ter enviado ao menos uma receita para o site, independente dela ser paga ou gratuita. Isso porque o site permite apenas a venda de receitas já cadastradas no banco de dados, sendo impossível disponibilizar uma receita direto da loja. Caso você não saiba como fazer isso, confira nosso tutorial de como enviar suas próprias receitas ao Ravelry.

Por fim, sua receita precisa estar em pdf. Isso porque é nesse formato que o comprador vai receber a receita, logo após o pagamento. Nada do que já não estamos acostumadas, certo? Tendo tudo isso em mãos, é hora de configurar nossa lojinha. Bora lá!

Passo a passo de como criar sua loja no Ravelry

O primeiro passo para criar sua lojinha é trocar sua conta para o modo proPara isso, clique no link ao final do parágrafo e preencha as informações que o site pede, conforme as instruções: https://www.ravelry.com/businesses/new

Na imagem abaixo temos a tradução do que é pedido em cada campo, pra facilitar a sua vida:

A imagem mostra um print do site, com a tela de mudar conta para pro

Terminado o processo, você será redirecionada para a página mostrada abaixo. Essa página tem algumas informações importantes como uma área onde colocar anúncios para suas receitas, estatísticas, e mais. Nesse tutorial vamos trabalhar apenas com a página "pattern sales", para que o tutorial não se prolongue muito. Lembre-se de ler os termos do serviço antes, e caso concorde, clique em "I agree...".

A imagem mostra um print do site, com a tela seguinte a tela de cadastro pro

Clique em "pattern sales" para dar continuidade ao processo de enviar suas receitas. Após clicar, você será redirecionado para uma tela como essa:

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Configurando sua loja

Antes de enviar as receitas propriamente ditas, vamos terminar de configurar nossa loja, colocando o nome, dados para pagamento, entre outras informações. Para isso, clique em "configure store", segunda opção no menu que está abaixo de onde clicamos no passo anterior. Se você ainda não cadastrou seu local de residência, a próxima tela vai te pedir para preencher essa informação, caso já tenha feito isso, ou depois de fazer, essas são as informações que o serviço pede:

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

No status da loja (store status) você pode colocar aberta (open) ou fechada (inactive - disable sales and downloads). Com a loja fechada não é possível vender nenhum produto, assim como os downloads também são desativados.

Já na organização dos itens da loja (store tab sorting), você pode selecionar a opção, respectivamente: recém publicadas primeiro; recém colocada a venda primeiro; ordem alfabética; ordem alfabética, mas com receitas gratuitas por último.

Na próxima parte (imagem abaixo), temos um espaço para seu nome e endereço de e-mail, além de um espaço próprio para escrever uma pequena mensagem de agradecimento. As informações sobre nome e endereço de e-mail são obrigatórias. A mensagem de agradecimento é opcional, mas recomendamos deixar um textinho para seus compradores.

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

A terceira parte é um pouquinho mais complicada, mas nada muito difícil. Lembra que falamos da conta do Paypal? Se você leu a introdução com cuidado, já sabe dessa parte. É aqui onde você preenche os dados para pagamento. Lembre-se que só é possível começar a vender depois de finalizar essa parte!

Primeiro preencha com seu e-mail cadastrado no Paypal, o e-mail vai onde colocamos uma tarja rosa na imagem abaixo.

Logo abaixo, temos a opção de recolher ou não os e-mails dos compradores, além de cobrar ou não as taxas dos compradores. Recomendo deixar como está.

Em seguida, temos um esquema de preços específico para vendas na União Europeia. Você pode escolher entre duas opções: 
  • os clientes pagam o valor do produto e dos impostos, e o Ravelry recolhe esses valores (primeira opção, dentro de um quadrado amarelo na imagem abaixo);
  • todos os compradores pagam o mesmo valor, e você, a vendedora, paga o valor dos impostos. O Ravelry calcula o valor dos impostos e abate na sua fatura mensal (segunda opção, dentro de um quadradinho preto na imagem).
Fica a seu critério escolher entre uma e outra. Depois de decidir e preencher as informações que foram pedidas, clique em "save changes". Hora de colocar nossas receitas a venda (finalmente!)

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Hora de enviar as receitas

Para disponibilizar suas receitas, clique em "patterns", a aba que fica do lado de "configure store", onde estávamos no passo anterior. É aqui que vamos acessar toda vez que quisermos colocar uma receita a venda.

Para colocar uma receita a venda, selecione a receita que você quer enviar pelo menu flutuante, e clique em "add pattern to store" (imagem abaixo). Lembra que eu disse que você precisava enviar uma receita para o site para colocá-la na loja? Bom, se você não tiver enviado sua receita ainda, não vai ter opção nenhuma para colocar aqui. Se você não sabe do que eu estou falando, recomendo ler os requisitos que mencionei lá no início do post. Achou que dava pra pular a introdução né? *risos*

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Depois de selecionar, é hora de preencher as informações que vão aparecer para os compradores (imagem abaixo). Temos o nome da receita, o número (não mexa nessa parte!), a etiqueta (para relatórios, pode deixar em branco se não souber o que é), se vai ser gratuita ou não (marque a caixinha "free?" caso seja gratuita), qual a moeda que você vai vender, e por fim, qual o preço você quer que o comprador pague por sua receita. Clique em "save changes" ao terminar de preencher as informações.

Embaixo dessa parte, temos uma miniatura da receita que você está colocando a venda. Isso pra não correr o risco de enviar o arquivo para a receita errada. Imagina pagar por um produto e receber outro? Atenção nessa parte!

Embaixo disso temos o menu onde você seleciona o arquivo pdf da sua receita (espero que você tenha lido os requisitos até esse momento). Basta clicar em "escolher arquivo", selecionar o arquivo no seu computador e enviar. Lembre-se de deixar o arquivo com um nome bonito, nada de suahsuakfeurhe, porque é com esse nome que o comprador vai baixá-lo no computador dele.

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Depois disso temos uma área com vários links para você colocar no seu site, blog ou outro espaço, para você poder compartilhar o link direto para sua receita e divulgá-la por aí. No lado esquerdo temos o código do link, e no lado direito temos o exemplo de como ele irá aparecer. Para usar a opção de adicionar ao carrinho, você precisa configurar seu site no Ravelry primeiro (ainda vamos explicar em outros tutoriais).

Embaixo dessa parte, temos a opção de adicionar promoções a essa receita, além de vendas rápidas, outros tópicos para nossos futuros tutoriais. 

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Por fim, clique em "activate product", no quadradinho lá em cima, ao lado do campo onde você preencheu o nome e o preço da sua receita. A opção de ativar o produto só vai aparecer após estabelecer um preço e enviar um arquivo pdf, mas você pode sair da tela a qualquer momento e voltar para preencher todos os dados depois.

Prontinho! Sua receita já está configurada e disponível para venda na sua loja. Você pode acessar todas as suas receitas na aba "patterns", editar as informações a qualquer momento clicando na miniatura da receita, e deixá-las inativas clicando em "change visibility", no mesmo lugar onde você clicou para ativá-la, no passo anterior (imagem abaixo).

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

Para enviar outras receitas ao Ravelry, basta repetir todo o process, não é mais necessário mexer nas informações da loja. Suas receitas disponíveis aparecem assim:

A imagem mostra um print do site, com a tela mencionada no texto

É isso queridas e queridos! Chegamos ao fim do nosso tutorial, espero que esse post facilite a vida de vocês, e caso tenha ficado alguma dúvida ou tenham alguma sugestão para essa série de posts, só entrar em contato comigo que vou ficar muito feliz em ajudar!


Se você gostou desse post, compartilhe nas suas redes sociais, assim ele pode servir de ajuda para mais pessoas! E não deixe de nos seguir no Instagram e seguir minha pastinha de crochê no Pinterest para receber em primeira mão todo o conteúdo do blog, que é postado diretamente por lá. O link está logo abaixo:


Até a próxima e bons crochês!

Como configurar sua lojinha do Ravelry passo a passo - Tutorial Ravelry #4 Como configurar sua lojinha do Ravelry passo a passo - Tutorial Ravelry #4 Reviewed by Marina Menezes on outubro 06, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.